terça-feira, 29 de junho de 2010

Ohayo Panic!

Pois é... taí uma coisinha que incomoda muita gente, e muita gente nem faz idéia do que é...

Eu pensei mil vezes antes de escrever por aqui deste 'pequeno problema' pelo qual estou passando, mas, no fim das contas, quem sabe não acabo ajudando outras pessoas?


O que, afinal, é Transtorno do pânico?

Disturbio diferente dos tipos de ansiedade, com crises súbitas e sem fatores aparentes que as desencadeiam. Muitas vezes é incapacitante. Com as crises, podem vir também fobias (medos irracionais) de certas situações, que podem ser desde 'ir ao mercado' (que pode ser uma atividade estressante) até 'ir ao cinema' (que deveria ser uma atividade prazerosa).
Quando o medo passa a ser tanto, que nem sair de casa se torna possível, é chamado 'transtorno do pânico com agorafobia'. [wiki: Agorafobia (do grego ágora - assembléia; assembléia do povo; lugar em que a assembléia se reúne; praça pública + phobos - medo) é originalmente o medo de estar em espaços abertos ou no meio de uma multidão. Em realidade, o agorafóbico teme a multidão pelo medo de que não possa sair do meio dela caso se sinta mal e não pelo medo da multidão em si.]

Lembrando que, Agorafobia e Fobia Social são duas coisas distintas. Na Fobia Social, a pessoa teme o julgamento dos outros, quando na Agorafobia, é mais um 'medo do medo, medo de crise'.
(a-haaaaa já tinha gente achando que eu tinha Fobia Social né? Se eu tivesse, não teria o cabelo assim, cabeção! Todo mundo olha pra minha santa cara, não importa... )

Então, acredito que seja melhor tratar logo, antes que venham outras fobias grudadas nesta... (senti medo até de altura esses dias atrás... acha? eu? medo de altura? só o que faltava).

Mas, afinal, QUAL O MOTIVO disso tudo?

É como se fosse um 'sistema de alerta' do organismo sendo desencadeado desnecessariamente. mesmo sem haver perigo iminente. Algumas pessoas são mais propensas por hereditariedade a ter T.P., enquanto outras apresentam o quadro sem nenhum ocorrido no histórico familiar.
Provável que seja algum erro na produção dos neurotransmissores, pois é assim que ocorre uma crise de pânico: informação incorreta preparando o organismo sobre uma ameaça de perigo que não condiz com a realidade. Os tais dos neurotransmissores em desequilibrio são a seratonina e a noradrenalina.

Outra razão que leve à crise de pânico
Vale lembrar que não existe apenas a razão física. Muitas pessoas acabam tendo todo este processo desencadeado por conta de problemas psicológicos. Neste caso, o tratamento pode ser feito através de terapia, e não com medicamentos.
Claro que, apenas um profissional devidamente gabaritado saberá diagnosticar e encaminhar para o tratamento correto.

Sintômas Físicos

Eles tendem a aparecer 'do nada'. É o corpo sendo preparado para aquela 'coisa terrível' que nunca vai acontecer. É quando são acionados os mecanismos de fuga do organismo.

  • Contração / tensão muscular, rijeza
  • Palpitações (o coração dispara)
  • Tontura, atordoamento, náusea
  • Dificuldade de respirar (boca seca)
  • Calafrios ou ondas de calor, sudorese
  • Sensação de "estar sonhando" ou distorções de percepção da realidade
  • Terror - sensação de que algo inimaginavelmente horrível está prestes a
    acontecer e de que se está impotente para evitar tal acontecimento
  • Confusão, pensamento rápido
  • Medo de perder o controle, fazer algo embaraçoso
  • Medo de morrer
  • Vertigens ou sensação de debilidade
Note que nenhuma dessas reações do corpo são 'bacanas'... E pense que, uma crise pode durar vários minutos.

O que é realmente importante saber é que o pânico NÃO VAI EMBORA por MILAGRE. Ou é tratado, ou não. Quando se tem apenas uma 'crise de pânico', é uma coisa, agora, quando o quadro se torna repetitivo, chama-se de Transtorno do Pânico, e é necessário tratamento.
Algumas pessoas aprendem a conviver com o T.P. e levam uma vida 'quase normal', sabendo reconhecer os sinais do corpo para uma 'provável crise' que esteja se instalando.

Pânico não é LOUCURA.

Se você tem alguém em teu convívio que tenha T.P. ou Síndrome do Pânico, é aconselhável que saiba mais sobre o assunto, para que não acabe tendo preconceitos.


Saiba mais:





Um comentário:

lilly disse...

na minha familia convivemos com isso durante muito tempo
meu pai teve sindrome do panico.
se trata até hj.
como vc diz, não é loucura, precisa ter paciencia e com controle a pessoa fica muito bem.
bjo